sábado, 14 de junho de 2014

Resenha: De Volta aos Quinze

    Olá, leitores! Bom, não tenho muitos pontos positivos em relação a este livro, porém eu espero que gostem.



Título: De Volta aos Quinze
Subtítulo: (inexistente)
Editora: Gutenberg
Escritora: Bruna Vieira
Páginas: 222

Sinopse:
Anita tem 30 anos e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao encontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.


    Como dito na sinopse, Anita tem 30 anos, mas esta idade não combina com a mesma pela falta de maturidade obtida por ela e é a personagem mais chata de tudo que eu li. Ela é deprimente, reclama de tudo e não se conforma com nada. Tudo bem, não se conformar é algo bom, se você decidir mudar. Mas Anita culpa o destino por tudo que ela deveria ter feito. Caso ela tivesse mudado suas atitudes anteriormente, logicamente não viveria desta forma atualmente. E não precisa ser um gênio para saber disso.
     Ela passa a vida inteira apaixonada pelo melhor amigo sem nunca ter percebido - o que me parece muito estranho. Como você se apaixona e não sabe?
    Sobre o que realmente define o título do livro: que surrealismo foi este? Anita volta no tempo quando ela abre seu antigo blog, o qual foi enviado à ela por e-mail de sua amiga, após um problema gerado no casamento de sua irmã. Não achei nenhum argumento plausível para tal acontecimento, logo não me agradou, e isso ocorre mais duas vezes durante a narrativa.
    Só achei pontos positivos no final, que ela finalmente - FINALMENTE - demonstrou felicidade e gratidão por tudo que tem, quando ganhou uma viagem para Paris. Ela foi escolhida, através de seu amigo do prédio, para fazer parte de um projeto de uma agência de viagens. Foi quando consegui sentir uma vibração positiva da obra. Tudo que foi narrado e citado transpirava realização pessoal. Gostei disto!
    Pontos positivos: ela aprendeu que tudo depende dela mesma e que ficar de braços cruzados esperando seus desejos se realizarem não ajuda em nada. E a diagramação é encantadora.
    Pontos negativos: protagonista irritante e desmotivada, logo a narrativa em 1ª pessoa quase mata o leitor de tanto estresse; surrealismo ao extremo; falta de argumentos convincentes.

Um dos melhores quotes:
"E, no final de contas, amar é simples: amar alguém que realmente se importe." página 111

Espero que tenham gostado! Beijinhos ❤️

11 comentários:

  1. Oiie Hellen, Adorei a resenha eu quero muito ler este livro, eu não gosto quando o personagem é Desmotivado !!
    Beijos
    http://nuvensdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Vi!
      Obrigada, sempre faço com carinho.
      Também não gosto... :(
      Beijinhos! <3

      Excluir
  2. Olá Hellen, tudo bem? Minha nossa... Nunca li este livro, fiquei curiosa para saber qual seria a minha visão dele, rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaaaaa!
      Talvez fosse bem diferente, como vi outras resenhas, mas foi um leitura bem desanimada..
      Beijinhos! <3

      Excluir
  3. Olá, adorei sua resenha!! Eu sempre quis ler esse livro para tirar minhas próprias conclusões, mas ainda não tive a oportunidade. Apesar dos pontos ruins, a história parece passar uma boa mensagem.
    Beijos, Lerissa. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lê!
      Leia sim, muitos falam positivamente mesmo. A mensagem geral é boa, mas não achei bem elaborada, entende?
      Beijinhos! <3

      Excluir
  4. Eu amo a Bruna como blogueira, mas depois de tantas criticas negativas a respeito dos livros dela acho que ela precisa amadurecer um pouco como escritora, por isso nunca li nenhum de seus livros

    Ótima resenha, :)

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miiah! Concordo com você.. Não li os outros, mas também não tenho tanta vontade de ler depois deste.
      Obrigada, flor!
      Beijinhos! <3

      Excluir
  5. Oi Hellen, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas sempre tive vontade. Agora que li a resenha, fiquei ainda mais curiosa. Parece ser muito bom. Beijinhos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Biaaa!
      Não achei muito bom, como eu já, mas talvez você goste mesmo. hahah
      Beijinhos! <3

      Excluir
  6. Olá Hellen,
    Gostei da sua resenha.
    Eu acho que uma personagem assim me desmotivaria por completo, mas vale a pena tentar? rsrs
    Quero ler esse livro e agora fiquei com o 'pé atrás'.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir