Resenha: A Máquina de Contar Histórias

    Olá, leitores! Percebi que havia tempos que não fazia resenhas aqui no blog, por isso, venho com esta do livro A Máquina de Contar Histórias! 


Título: A Máquina de Contar Histórias
Subtítulo: inexistente
Editora: Novas Páginas (Novo Conceito)
Escritor: Maurício Gomyde
Páginas: 190

Sinopse:
Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

   É sempre maravilhoso conhecer autores novos, com mundos novos, perspectivas novas, narrativas diferenciadas, mas conhecer um escritor que você se identifica e escreve exatamente o que você estava precisando é perfeito. 
    Já deu para ver que gostei muito do livro, né? Bom, Maurício tem o talento que ele tanto fala sobre, que é fazer o leitor ter a necessidade de virar cada página à procura de novos horizontes. 
    Vinícius, o protagonista, sente-se muito culpado pela situação desnecessária que fez sua família passar. Sua esposa, Viviane, descobre que tem leucemia e isto faz com que Vinícius se afaste da família por puro medo e covardia e acaba dedicando completamente seu tempo à escrita, abandonando a família. Após a morte de seu amor, ele se vê na necessidade de reconquistar a confiança de suas filhas, Valentina, a mais velha, e Vida, a caçula. 
    Vinícius é um pai carinhoso que perdeu sua essência e esqueceu o que tinha aprendido sobre pela dor que viu a esposa sentir. E enxerga o quanto ele deve lutar para recuperar todo o tempo que deixou de aproveitar. É um personagem importante, que ensina e aprende e consegue reconhecer seus erros e correr atrás para consertá-los; uma qualidade a ser admirada.
    Valentina é o tipo de pessoa que ama mas não ama. Ela não gosta de falar sobre seus sentimentos, exatamente porque ainda não perdoou o pai pela distância que lhe foi causada. Por isto, muitas das vezes, ela maltrata o pai e age como se ele não significasse nada para ela, o que, interessantemente, não a torna uma personagem irritante.
    Vida foi, para mim, a personagem mais cativante do livro todo. Gente, vocês não estão entendendo. Ela é a pessoinha mais fofa que existe! Todas as vezes que ela aparecia no livro, com a obsessão dela por sorvete e a fofura na forma de falar, eu ficava babando pelo jeitinho dela. Adorei a Vida!
    A belíssima história do Maurício Gomyde traz lições sobre união familiar, confiança, valorização do amor de todas as formas e tratar as pessoas da forma como elas merecem, além de dar leves dicas de como se tornar um bom autor, durante as conversas com a filha Valentina. De todas as maneiras, Maurício nos mostra seu talento para com as palavras, técnicas literárias e o evidente amor pela literatura.
    Pontos positivos: leitura leve, rápida e agradável com personagens cativantes bem construídos.
    Pontos negativos: livro muito pequeno, que poderia ter sido melhor explorado.

Um dos melhores quotes:
"O amor não sucumbe às dificuldades, as forças antagônicas para impedir, o final trágico que ninguém espera, mas que reserva aos amantes a eternidade do sentimento. Tão antiga quanto a história humana, mas um escritor habilidoso consegue inovar sempre. Enquanto o mundo for mundo, todos vão amar histórias assim." página 149

Espero que tenham gostado! Beijinhos ♥

Comentários

  1. Gostei! É o tipo de livro que preciso ler por agora. Leve, mas com uma boa história.

    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. amei a resenha , quero ler ele .. bjinhos.. belo post =)

    ResponderExcluir
  3. Oi, linda!! -estou te seguindo-Fiquei encantada com o seu blog.
    O livro parece ser interessante de se ler..
    Beijos

    www.painelparacongresso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carmen! Obrigada pelo carinho. :)
      O livro é realmente muito bom.
      Beijinhos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos montar uma árvore de livros para o Natal? ★

Feliz 2015 com metas! ★

Resenha: Estrelas Tortas